sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ultimamente ando pensando muito a respeito do amor, do que ele significa, coisas do gênero. resolvi, por fim, postar uma das minhas histórias favoritas dentro da mitologia grega;


;

Psiquê e Eros
"Havia em certa cidade um rei e uma rainha; eles tinham três filhas de notável beleza" (Apuleio 4, 28). A mais jovem, Psiquê, era tão formosa que o povo da cidade e até os estrangeiros adoravam-na mais do que a própria Afrodite; adoravam-na, mas ninguém a pedia em casamento.
A deusa Afrodite, ao ver seus templos e santuários se esvaziarem, decidiu vingar-se e encarregou seu filho Eros de fazer Psiquê se apaixonar "pelo mais abjeto dos homens". O rei, pouco depois, foi informado pelo oráculo de Apolo que a filha estava destinada a desposar um "monstro cruel como uma serpente, que voa pelos ares e não poupa ninguém" e que tinha de abandoná-la no alto de um rochedo.
Entristecido, o rei obedeceu ao comando divino; ninguém viu Zéfiro, o suave vento oeste, levar a jovem até um suntuoso palácio de ouro, marfim e pedras preciosas onde serviçais invisíveis atendiam seus menores desejos. À noite, em meio à total escuridão que não permitia enxergar nada, foi consumado o casamento de Psiquê com o impiedoso monstro da profecia — o próprio Eros, que se apaixonara por ela...
Embora nunca visse o marido e nem mesmo soubesse seu nome, Psiquê viveu feliz por muito tempo. Acabou, porém, sentindo saudades da família; implorou ao marido permissão para revê-la e o deus consentiu, a contragosto. Avisou-a, porém, várias vezes, para jamais revelar nada a ninguém e que nunca tentasse ver-lhe o rosto, sob pena de perder o marido para sempre.
Mas, enciumadas pela evidente felicidade de Psiquê e impressionadas pelos ricos presentes que ela lhes trouxera, as duas irmãs mais velhas convenceram-na a contar tudo e incutiram-lhe a idéia de que somente um monstro horrendo evitaria mostrar o rosto à própria esposa. À noite, já de volta, Psiquê esperou o marido adormecer e acendeu um candeeiro; sua mão, porém, tremeu ao reconhecer o deus e uma gota de óleo fervente caiu sobre ele, acordando-o. Ao se ver descoberto, Eros ergueu vôo e disse à esposa que ela nunca mais o veria.
Fora de si, Psiquê primeiro tentou se afogar, mas o rio jogou-a de volta à margem; depois, desesperada, começou a andar de cidade em cidade, à procura do marido. Encontrou várias divindades em sua peregrinação (, Deméter, Hera) e, por fim, chegou ao palácio de Afrodite. A deusa, ainda enciumada e enraivecida (havia sido enganada pelo próprio filho), humilhou-a e tratou-a pior que a última de suas escravas. Encarregou-a, ainda, de quatro tarefas impossíveis (na última, tinha até de visitar o Hades), mas as próprias forças da natureza ajudaram Psiquê a cumprí-las.
Eros, enquanto isso, conseguira obter o inestimável auxílio de Zeus. O pai dos deuses interferiu na questão com divina simplicidade: transformou Psiquê em deusa e avisou todos os deuses que aprovava o casamento dela com Eros. Assim, finalmente, tudo se resolveu: os dois amantes ficaram unidos por toda a eternidade e Afrodite voltou a receber as devidas homenagens."

6 comentários:

Tv BoLoVo disse...

É uma história comovente e bonita,onde a mãe de eros Afrodite fica com ciumes de psiquê uma mortal que tem uma beleza de uma deusa, e por motivo de vaidade manda seu filho eros ou( conhecido como cupido)ele fazer com que psiquê se apaixone por um monstro mas em vez dele fazer o pedido da mãe ele acaba se apaixonado por ela.
com a professia do oraculo de delfos enduzido por eros ela começa viver com ele como esposa. ainda ela estava com saudade de suas irmãs e foi visita-las nisso ele fez um acordo onde eros encapuzado colocou toda confiança nela.moral da história depois de muita dificuldade e desconfiança eles acabam juntos por que um amor verdadeiro ultrapassa os limites que a sociedade coloca. se é um amor verdadeiro não existe nada que-os separe!

Tv BoLoVo disse...

uma letra de musica que combina com esse conto é
Iris goo goo dolls aqui esta a tradução eu fiquei viciado por que estava assistindo o filme cidade dos anjos
e acho que tradução dessa letra combina com esse conto de eros

Iris

E eu desistiria da eternidade para te tocar
Pois eu sei que você me sente de alguma maneira
Você é o mais próximo do paraíso que jamais estarei
E eu não quero ir para casa agora
E tudo que posso provar é este momento
E tudo que posso respirar é a sua vida
E cedo ou tarde se acaba
Eu só não quero ficar sem você essa noite

E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito para não durar
Eu só quero você para saber quem eu sou

E você não pode lutar contra as lágrimas que não virão
Ou o momento da verdade em suas mentiras
Quando tudo se parece como nos filmes
Sim, você sangra apenas para saber que está viva

E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito pra não durar
Eu só quero que você saiba quem eu sou
E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito pra não durar
Eu só quero você para saber quem eu sou

E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito pra não durar
Eu só quero que você saiba quem eu sou
Eu só quero que você saiba quem eu sou
Eu só quero que você saiba quem eu sou
Eu só quero que você saiba quem eu sou

Filosofia na Escola Pública disse...

'Eros...Psique'...good words and feelings...It's quite nice to 'listen' to them...keep on, folks...see my 'blog', for I have something brand new. daniel

Filosofia na Escola Pública disse...

That's me, again...just 'pra dizer que fazia tempo que eu não lia a história de Eros e Psiquê, que de alguma forma é a história de todos nõs...e com que prazer pude 'redeliciá-la'!!! gracias, Aline, gracias...os mitos são uma incrível fonte de explosões verossímeis e, por que não, de verdades humanas!!! abraços fraternos, daniel

Kátia Cajá disse...

Poxa, q legal, é uma história d amor com um final feliz... mto linda e romântica! =) Ciúme, inveja, traição, beleza, amor... *-* amei! \o/
bjos

Filosofia na Escola Pública disse...

Caríssima Aline, caso vc se canse do seu 'blog', porque temos que atualizarmos, essas coisas, e queira contribuir com os textos para o ''''meu'''', faço, pois um convite, como se você fosse uma colunista (que chique!!!).
pense a respeito, está bem?! abrazos, daniel.