domingo, 18 de janeiro de 2009

Sensibilidade é essencial.

Percebo no dia a dia as pequenas mentiras pelas quais me deixei persuadir, por talvez exaustão de ir contra o que já foi dito tantas vezes que é uma quase verdade, por talvez o medo da decepção.
O que tenho sentido é uma falta de sentido.
Quando observo pequenos fragmentos de mim espalhados pela casa e por onde passo, por Deus, como alguém chega a tantos pedaços e continua inteira?
Cansei de máscaras, quem eles acham que enganam?!
Chegou à garganta o grito 'Eu sei quem vocês são, que diabos! Quem estão tentando enganar?'.
E ele morreu na garganta, quem sabe a enganada sou eu.
Eu não tenho mais saco para a televisão.
Eu não tenho mais saco para jornais e revistas.
Eu não tenho mais saco para falsidades sociais.
Enfim, eu não tenho mais saco para quase nada.
Eu olho nos olhos das pessoas e vejo outras pessoas.
E há quem pense que estou doente.
Eis a questão.
Seria sensibilidade doença?
É fato que ando suscetível a emoções que vem e vão, mais do que deveria.
Mas seria sensibilidade um mal?
Quem sabe se fossemos mais sensíveis ao que causamos nos outros, não evitaríamos mortes? Guerras? Tristeza?
Por que as pessoas ainda tentam enganar umas às outras?
É uma falta de sensibilidade para olhar pelo lado do outro. Falta de sensibilidade para refletir que uma palavra sua pode despedaçar alguém em tantas partes quanto você jamais imaginaria.
Eu entrei em um momento de busca por uma verdade, a minha.
Como dizia Cazuza; "Ideologia, eu quero uma pra viver."

2 comentários:

Unknown disse...

Pessoas são cruéis quando se escondem atrás de falsas identidades.
Parece até uma conspiração meio 'Show de Truman' né, a frase 'Eu sei quem vocês são, que diabos! Quem estão tentando enganar?' encaixa bem nisso, hehehe

Ideologia?? tb quero uma...

bjuus =*

Kátia Cajá disse...

Olá! =) É, a gente vai aprendendo, desde pequeno, mentiras que o grupo social ensina e q poucos têm intelecto para questionar, e qdo questiona, acaba sendo ridicularizado. Acho q ser sensível ao sofrimento do próximo muito longe de ser um mal é uma grande qualidade. Uma qualidade q nós temos e precisamos aprender a manter equilibrada, pq td em excesso é nocivo. Eu por exemplo sou super sensitiva, e tbm sensível, é só chegar em um ambiente como hospital, cemitério, etc, que começo a passar mal. Uma notícia de jornal, um filme de terror, são coisas capazes de me tirar o sono por dias. A gente precisa aproveitar o lado bom disso e ajudar o próximo, já que nós podemos até sentir em nós mesmas o que provocamos nos outros, como você falou. Mas nunca deixar isso barrar a nossa felicidade, o q pode não ser nada fácil...
As pessoas já me disseram desnecessariamente as palavras mais duras, por não pararem para pensar em como eu me sentiria. Tem comentários bestas que até hoje me ferem, mas qdo a gente se coloca no lugar do outro e vê o q pode provocar nele, ñ fala essas merdas. E em grande escala pode mesmo evitar guerras e catástrofes. Será q vc me achou insensível pelo meu último comentário? =/
Sabe, eu tenho mtas dúvidas se escolhi o curso certo. Tenho certeza q eu gosto de História, mas será q é bom investir em uma carreira nada lucrativa como essa? Vou trabalhar o máximo p/ realizar o meu sonho d ter a minha própria escola, se não vai ser um pouco frustrante. É bom fazer aquilo q se gosta, afinal ^^
Todas as guerras acontecem por interesse econômico, palavra de quem já estudou várias XD Mas em algumas as pessoas usam a religião como pretexto, para manobrar o povo. A Igreja Católica já promoveu mil guerras com essa estratégia, não só a inquisição e as cruzadas, mas também a colonização das Américas, a escravidão dos negros, e hoje às vezes não usa armas q causam dano físico mas travam uma guerra no nosso psicológico com os meios d comunicação (discuros, televisão, palestras, internet, jornais, panfletagem, revistas...) E cabe a cada um vencer essa guerra, se armando com conhecimento, e uma boa dose de determinação p/ não ser manipulado e virar menos que um ser humano, apenas um simples consumidor. =/
Não precisa pedir desculpas, eu gosto de comentários grandes! =D
bjos